Uso o Mozilla Firefox desde as versões 0.qualquer.coisa. É, disparado, o melhor browser disponível no mercado, apesar de alguns problemas — principalmente o jeito como manipula a memória.
Mas demorei a migrar para o cliente de e-mail da Mozilla, o Thunderbird. A razão era simples e tinha um nome: Eudora.
Desde 1996, aquele foi o único programa de e-mail que usei. Foi instalado no meu computador pelo Maurício Vivas, junto com outras peças paleontológicas como o Secret Agent. Free Agent e alguns outros.
O Eudora era um programa fantástico. E para mim, seu grande atributo era a maneira como manipulava arquivos anexados às mensagens. Basicamente, ele separava automaticamente os anexos e os salvava em um diretório qualquer. Assim, mensagens e arquivos eram tratados de forma diferente. Você podia salvar uma mensagem e apagar o anexo, por exemplo.
Isso era muito útil para quem, como eu, costuma guardar suas mensagens e prefere os anexos em outro lugar, eventualmente. Só o Eudora possibilitava essa flexibilidade.
No entanto, ele foi piorando com o tempo. Passou a usar o Internet Explorer para visualizar mensagens em HTML, o que é sempre uma temeridade. E, o mais importante, era um programa comercial. No entanto, ele era tão bom que valia a pena perder algum tempo procurando cracks para ele.
Só mudei para o Thunderbird, em 2004, quando surgiram as soluções para os meus problemas: uma maneira (complicadíssima) de converter meu arquivo de e-mails para o programa da Mozilla e o TB Attachment Tools, que possibilita a separação de arquivos e mensagens e que ainda hoje é muito superior à ferramenta semelhante incluída recentemente no TB.
Não me arrependo. O TB é excelente. E em muitos aspectos, é imensamente superior ao Eudora.
Parece que mais gente foi abandonando o Eudora, assim como eu. Nos últimos anos ele vinha sendo sangrado pelo TB e, principalmente, por aquela gambiarra chamada Outlook Express. Recentemente, também pelo Gmail, provavelmente o melhor webmail já feito até hoje. No fim das contas, as pessoas não tinham mais motivos para continuar pagando pelo Eudora.
E então, no mês passado, a Qualcomm, a dona do Eudora anunciou uma decisão importante.
Ela fez o mais lógico. Cansada de participar de um mercado que provavelmente lhe dava prejuízo e no qual jamais teria alguma chance, pela simples razão de a concorrência ser imbatível porque é gratuita, a Qualcomm abriu o código fonte do Eudora e o passou para a Mozilla, que deve lançar uma nova versão, gratuita e livre, em fevereiro de 2007.
E assim os órfãos do Eudora podem esperar tempos de maravilhas pela frente.
Não é insensato imaginar um Mozilla Eudora que tenha tudo o que as versões anteriores tinham, além de melhorias como arquivos mais facilmente exportáveis e nenhuma sombra do IE. E tudo isso de graça.
Eu sou fã do Thunderbird. É o programa que uso atualmente e recomendo a todos. Mas mesmo assim, eu tenho uma certeza: se o novo Eudora foi minimamente bom, eu vou abandonar o TB. Sem pensar duas vezes.
Eu estou voltando para casa.
Rafael, seria muito trabalho enumerar alguma vantagem do Mozilla sobre o I.Explorer?
Algumas pessoas que conheço usam o Mozilla por questões meramente ideológicas. Eu gostaria de saber se há razões técnicas ou práticas que realmente façam diferença.
Outra coisa que não ficou muito clara para mim: O Gmail tem ou não o recurso de separar os attachments?
E pensar que eu vivi 30 anos sem essa informação… rs
Releva, eu também te amo! (é a tpm.. vc sabe… rs)
Conheci o Firefox este ano… Quanto tempo perdido com o IE! Agora, esses gerenciadores de e-mail não conheço. Mas vou dar uma xeretada por aí.
Beijos
Essas dicas são muito boas. Estou pensando em mudar. Beijocas
Firefox é caminho sem volta.
Já o Eudora é complicado. Também era usuária fiel até conhecer o Gmail.
Fica complicadíssimo migrar de webmail para o Eudora de novo.
Certa vez usei o Incredimail para experimentar. Aqueles notificadores pareciam fazer bem seu papel, avisando sempre que um novo e-mail chegava. No entanto, o programa se mostrou bastante pesado e enjoativo. Como usava o firefox, resolvi usar também seu cliente de e-mail, Thunderbird. Achei maravilhoso, muito prático, rápido e seguro. Mesmo assim, alguns recursos incorporados ao webmail do gmail fizeram com que abandonasse o TB para checar meus e-mails pelo próprio webmail.
Parabéns pelo post.
que coisa confusa…
Tô famoso!!!
Minha mãe vai ficar orgulhosa! 😀
Enquanto eu não souber a real vantagem de ter um programa de e-mail ao invés de simplesmente entrar na url do Gmail, todo esse texto vai continuar não fazendo sentido algum pra mim…
Caraca…q inveja, eu queria ter entendido alguma coisa…
Rafa, desculpe “arrumar barraco” aqui, mas a dica do Firefox eu já tinha passado para a D. Yvonne. Só porque você falou, ela vai mudar!
Mulheres, hhuummmppppfffff.
Em termos de desempenho, o melhor browser é o Opera. Mas eu sou usuário do FF (FireFox) desde sempre. O que o torna a melhor escolha é o equilíbrio entre um desempenho regular e as enormes vantagens oferecidas pela comunidade FF no que toca ao desenvolvimento, correção e implementação — as extensões são uma das melhores coisas, se não a melhor, do FF.