Assim como o Inagaki, eu adoro Frank Capra. Divergimos apenas em termos de filmes preferidos: o Ina prefere Mr. Smith Goes to Washington, eu prefiro You Can’t Take it With You.
Sobre o título em português de Mr. Smith, eu falo amanhã.
Peter Bogdanovich (além do fato de ter sido casado com a minha musa de adolescência, Cybill Shepherd) daria um excelente professor de cinema. Em qualquer universidade do mundo.
Concordo que Bronson está bem em “Era Uma vez no Oeste”. Mas eu não consigo deixar de achar que aquele papel pertencia, desde o início dos tempos, a Clint Eastwood. O interessante é que, segundo a lenda, Leone pensou em colocar Eastwood entre os pistoleiros que morrem logo no início do filme. Seria uma idéia genial.
Mas discordo do Bia quanto a essa história de filme adiante do seu tempo. Não acho que “2001” estivesse à frente; pelo contrário. Estava mais que inserido em seu momento histórico, as vésperas da descida do homem na lua. É isso que faz um grande filme, captar o subconsciente coletivo de sua época. E cá para nós, em vários aspectos é um filme extremamete reacionário.
“Matrix” foi uma inovaçao visual, sim. Mas, comparativamente, “O Exterminador do Futuro II” foi uma inovaçao maior ainda. Estava vendo Paycheck ou outro desses filmes, e percebi uma coisa: em pouco tempo mal se vai conseguir distinguir um filme de um desenho animado, pela onipresença de CGI em todos os filmes.
Não, De Palma não inova.
Não li “Laranja Mecânica”. De Burgess só li “Enderby por Dentro”, um livro que começa maravilhosamente e termina de maneira tediosa.
“A Última Sessão de Cinema” não é sentimental. Pelo contrário. É um filme triste, amargo, cínico.
Star Wars é um dos roteiros mais bobos que conheço. Com exceção de Alec Guiness, é um bando de atores de segunda brincando com sabres fálicos de luz. mas é um dos filmes mais importantes da história. Foi um dos que redefiniram a indústria cinematográfica.
“A.I.” é um filme esquisito, não é? Eu não consigo ter certeza sobre ele. Tenho a sensação de que, se não fosse o final idiota e se fosse um pouco mais curto, ele poderia ser um belo filme.
Não assisti a Hotel Rwanda ou Kinsey, mas teria votado em Portman para atriz coadjuvante.
Se eu fosse mulher eu dava para o Pierce Brosnan.
Teria votado em Million Dollar Baby para roteiro adaptado. O trabalho foi maior, e o resultado muito melhor.
Um dia ainda entendo por que sou tão absolutamente fascinado por Al Pacino.
Nossinhora, como morreu gente ano passado.
Hillary Swank tem dois Oscars de melhor atriz. Quem diria. Eu apostava que ela ia ganhar um Oscar e sumir.
Downfall, pela cena que apareceu, parece ser muito interessante.
Dois negros ganhando o Oscar de ator e ator coadjuvante. Isso é bom. Mas Morgan Freeman continua sendo sacaneado.
A melhor coisa do Oscar ainda são as expressões dos perdedores.
Parir fez muito bem a Julia Roberts.
Eu teria dado o Oscar de melhor diretor a Martin Scorsese.
A elegância de Morgan Freeman é uma coisa absurda.
O José Wilker acha que Million Dollar Baby é um amontoado de clichês bem dirigido. Nao acho que seja só isso. Acho que é um determinado grupo de clichês até certo ponto, e depois muda para outro amontoado. É a junção dos dois que faz o filme excelente.
Chris Rock é um bosta.
Pelo visto Vc dormiu tarde…
Eu acordo cedo!
Assistir o Oscar na Globo é uma merda. Chris Rock é realmente muito ruim. Acho Scorsese um diretor apenas médio, mas vê-lo perder ontem deu até pena.
Idem comentário do Paulo. O domingo foi punk, estou cansada, cansada. Em um outro post, com mais fôlego, a gente fala mais de cinema. Bjs.
eu PAREÇO o al pacino!
Million Dollar Baby é o filme! Mereceu .. Só não entendi até agora a tradução do nome do filme para Menina de Ouro. De quem foi a idéia de girico? O sentido é outro! Pelo título eu não teria assistido o filme, pois fica parecendo que é sobre a trajetória de uma menininha meiga, boazinha e indefesa, abandonada pelo papai noel. Coisa mais chata!
A.I. era um projeto que o perfeccionismo do Kubrick não deixou ele terminar antes de morrer, e foi “herdado” pelo Spielberg. Eu imagino que se tivesse sido terminado por Kubrick seria um puta filme. Mas virou conto de fadas. De qualquer forma, é um filme que chegou antes do tempo _ algumas questões ali serão relevantes daqui a uns cem anos.
Rafael, você que vai mandar um e-mail pro Bia dizendo: “QUERO SEXO ANAL”, porque não se revela de vez e dá pro 007 mesmo sem ser mulher?*** Dos últimos anos, esse foi o resultado de oscar que mais gostei. Claro, eu queria mais indicações pra Brilho Eterno e Diários de Motocicleta, queria Javier Barden(e provavelmente Liam Neesom também) indicado pra melhor ator, queria…e por aí vai. Mas, contando só os indicados, achei bom o resultado*** Vamos ver se Scorsese pára de implorar o oscar(não tá dando certo mesmo) e volta a fazer filmes interessantes.***Me passou pela cabeça que eles iam dar roteiro original pra
O Aviador.Mas eles não foram tão doidos assim, afinal Kaffman é “O” cara, e merecia ser premiado
desde 2000 com Quero Ser John Malkovich.***Alguém
esperava alguma coisa de Chris Rock?***Eu daria roteiro adaptado pro Diários, mas Sideways tudo bem. Se fosse Menina de Ouro eu tinha ficado puto!!!
O Al Pacino me cansa com aquela voz rouca e aqueles cabelos espetados. Nao posso dizer muita coisa sobre o resultado, porque nao vi quase nenhum dos filmes premiados, exceto os Diarios e o Hotel Rwanda. A cerimônia tava chatésima, a Beyoncé me fez desligar a tv duas vezes e o vestido da Hilary Swank tava um arraso. Beijos
A maior diversão da academia é todo ano sacanear alguém; Scorcese era o favoritão e vingou. Não devo falar sobre o que não assisti, mas tenho a impressão de que garota de ouro é daqueles filmes que esqueceremos em dois ou três anos. Pronto, falei.
adorei o comentário do smart shade, mas AI é ótimo… escrevi um texto no lançamento do filme:
http://proteus.limeira.com.br/noticia.php?nnot=4054
…
rafa… fechamos nessa história de “à frente do seu tempo”… vc toca no assunto? hein, seu materialista dialético? e agora tá dando uma de junguiano de araque? “subconsciente” coletivo???
…
de palma não inova? de quem são os maiores travellings do cinema? só isso já é inovação, baby.
…
tanto o livro como o filme LARANJA MECÂNICA são geniais. o kubrick inventa o videoclipe. o casamento música imagem é fantástico. curiosidade: o compositor walter carlos foi uma das primeiras pessoas que fez mudança de sexo: virou wendy carlos.
…
star wars tem roteiro bobo? eles pegaram TODAS as histórias da mitologia mundial e juntaram numa só. só isso!
…
Chris Rock é melhor que a OOOPS GOLDBERG!
…
eu PAREÇO o pierce brosnan! ;>)
Acabei de ler o texto do Bia sobre A.I. Não achei lugar pra comentar lá e como aqui é blog de outra pessoa me limito a um comentário: PUTA TEXTO, Bia. Quem não leu, dê uma passada lá.
“Se eu fosse mulher eu dava para o Pierce Brosnan”
e como iria ficar o Bia?
obrigado ismael… aquele texto tem 4 anos, foi sob encomenda pro site net limeira e é impressionante que ainda esteja disponível…
Não sei como você me ama se eu adoro Star Wars e Agatha Christie… hehehe.
Eu também daria pro Pierce Brosnan. Pro Al Pacino, não.
Torci pra Portman, pq foi o único que eu vi desses todos que concorreram até agora.
Concordo, AI é idiota por causa do final. O filme acaba quando o garoto cai na água com a nave. O resto do filme é que Spielberg nunca resiste ao melodrama barato e precisa de finais lacrimosos. O robot se ferra, adeus. Era assim que tinha que terminar.
“”A Última Sessão de Cinema” não é sentimental. Pelo contrário. É um filme triste, amargo, cínico. ”
Darling, então. É para fazer a platéia chorar. Não suporto, acho emoção barata.
Eu também achava que nunca mais veríamos Hillary Swank. E acho que chegamos perto disso, porque ela ganhou o oscar a primeira vez e passou anos sem ser vista. Na ocasião achei que o papel e o filme pelo qual ela ganhou a estatueta tinham marcado demais como atriz e que a indústria não sabia o que fazer com ela. Ainda penso isso, mas Clint Eastwood é um dos diretores menos establishment de Hollywood.
Também acho que Scorcese merecia levar, mas Hollywood não parece gostar muito dele.
Sim, Morgan Freeman é um gentleman. Mas com o histórico de racismo xiita que os USA têm, qual o negro que “chegou lá” que não aprende a ser um gentleman? Questão de sobrevivência.
Pierce Brosnan não é essa coca-cola toda. E eu pessoalmente acho que essa coca é fanta. Para o Al Pacino eu dava.
José Wilker me divertiu mais que os comentaristas usuais do Oscar, mas eu ainda acho o Ewald mais divertido. E ao menos ele sabe muito sobre filmes, sabe comentar alguma coisa que preste. Ninguém tira do Jabor o troféu Mala do Oscar, entretanto. Imbatível em comentários estúpidos.
Cá entre nós, não tem um zé que apresente o oscar direito. As piadinhas são sempre de amargar.
o final de AI tava previsto pelo kubrick, people.
shit!
Ué, Bia, e só por que é de Kubrick aquele final infeliz é bom, é?
Gênios erram também. 🙂
rafina… é que todo mundo fica botando a culpa no SPIELBERG!
;>)